Agentes contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já começaram a coletar dados para o Censo 2010. Porém, nesta primeira etapa da pesquisa, a população ainda não está sendo contada. Trata-se de uma pré-coleta de informações sobre infraestrutura e desenvolvimento urbano.
"Os pesquisadores vão observar ruas, calçadas, a existência de bueiro, de condições de acessibilidade, como rampas, de placas de identificação das ruas, de iluminação, de arborização, de bueiros", exemplificou Angela Maria Barbosa, coordenadora de área do IBGE, responsável pela região de Londrina.
Sobre o fato de muitas ruas não estarem identificadas, Angela pediu a colaboração da população para ajudar os pesquisadores a se localizarem, lembrando que o problema é recorrente nos bairros de Londrina.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
"Eu vivo "pegando no pé" de alguns prefeitos por aí. Digo: "Pelo amor de Deus, prefeito, bota uma placa", relatou Angela Barbosa em entrevista à Rádio CBN/Londrina. "Aqui em Londrina, a gente não encontra o nome das ruas e, às vezes, tem que andar de 7 a 8 quarteirões para se localizar. Então eu peço a colaboração de todos".
Angela também pediu para as pessoas ficarem atentas à identificação dos pesquisadores para evitar mal intencionados. "Os agentes vão utilizar um crachá e um colete do IBGE, mas de 2007, porque o de 2010 ainda não ficou pronto".
A contagem da população e as entrevistas individuais devem começar em agosto com previsão de termino para 30 de novembro.