Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Expansão

Ampliação de subestação vai garantir energia em Londrina

Redação Bonde
13 fev 2008 às 10:05

Compartilhar notícia

Cerca de 40 bairros das regiões Oeste e Sul de Londrina serão beneficiados com a ampliação da subestação Igapó - Divulgação Copel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As zonas Sul e Oeste de Londrina, as regiões que mais crescem na cidade, terão garantida toda a energia elétrica de que precisarem para que continuem a se expandir nos próximos anos.

A Copel está investindo cerca de R$ 13 milhões na ampliação e aumento da capacidade de suprimento da subestação Igapó, cujas obras já foram iniciadas e devem estar concluídas ainda na primeira metade de 2008.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O empreendimento responde ao crescimento acelerado de quase 40 bairros de Londrina, onde estão localizados centros consumidores de grande porte como o Iapar – Instituto Agronômico do Paraná, Shopping Catuaí, Centro de Eventos de Londrina, Universidade Norte do Paraná, a Cadeia Pública de Londrina, uma unidade de captação da Sanepar e 14 condomínios residenciais. Outros quatro novos condomínios serão lançados na mesma região com cerca de 400 residências cada, havendo ainda projetos de ampliação do Shopping Catuaí, instalação do Jardim Botânico e construção de um hotel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gravações em Londrina

Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco

Imagem de destaque
De passagem pela cidade

Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina

Imagem de destaque
Show voz e violão

“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina

Imagem de destaque
28 metros de altura

Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina


"A oferta condizente e adequada de energia elétrica para atendimento a essa demanda é essencial para a própria viabilização dos empreendimentos", afirma o superintendente da Copel para a região Norte do Estado, Hélder Cordeiro Barroso. "No caso da eletricidade, a oferta deve estar sempre adequada à necessidade, evitando o surgimento de gargalos que impeçam o livre crescimento do mercado".

Publicidade


Reforço


Com a ampliação que está sendo feita, a subestação Igapó irá ganhar em breve dois novos transformadores de 41 MVA (megavolts-ampères) de potência cada, suficientes ao suprimento de quase 30 mil consumidores. A unidade que hoje recebe energia na tensão de 34,5 mil volts passará a operar em 138 mil volts, interligada às subestações Vera Cruz (em Londrina) e Apucarana. Isso significa que a subestação terá capacidade de receber, transformar e distribuir mais energia, garantindo pleno atendimento à demanda.


O reforço nas instalações da subestação Igapó também vai assegurar maior flexibilidade de operação ao sistema elétrico da Copel e reduzir o risco de desligamento em situações de emergência aos consumidores de Londrina e, também, das localidades de Maravilha, Espirito Santo e Regina.

AEN


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo