Os responsáveis pelo Lar Anália Franco, localizado na zona oeste de Londrina, têm menos de três meses para proteger crianças e funcionários do risco de um novo desabamento. A previsão é do engenheiro Nélson Brandão, que vistoriou o local nesta segunda-feira. Na madrugada de sábado, uma viga caiu sobre a cozinha. Logo acima da área atingida ficam o berçário e a sala do maternal, áreas onde são atendidos cerca de 40 meninos e meninas todos os dias. No total, a entidade é responsável por 237 crianças.
O engenheiro apresenta amanhã o relatório da vistoria ao diretor do Anália Franco, Waldir Piedade. Ele adiantou, contudo, que a queda da estrutura foi causada pelo excesso de peso no solo do almoxarifado, vizinho à cozinha. ''Essa carga toda fez com que as paredes fossem puxadas e a viga, sem nenhum componente metálico, cedesse'', explicou.
Mas esse não é o único risco. ''Há diversas rachaduras causadas por infiltração no teto, o que torna ainda mais urgente a transferência para a nova cozinha; de preferência, antes do período de chuvas'', destacou. Segundo ele, mesmo com os já avançados 51 anos, a casa não apresentou riscos no restante de sua estrutura.
Apesar da recomendação do engenheiro, outro fator, agora de origem financeira, pode prejudicar a urgência na construção do novo cômodo (que já está em fase de acabamento). ''Precisamos de R$ 10 mil entre material e mão-de-obra'', afirmou Piedade. Até ontem, ninguém ainda havia dado qualquer tipo de contribuição.
Leia mais:
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
A responsável pela administração do Anália Franco é uma organização espírita. A prefeitura auxilia no pagamento da folha salarial de R$ 20 mil e o restante vem de doações e das vendas do bazar beneficente que funciona no local. Os interessados em contribuir podem ligar para (43) 3325-8060 ou se dirigir até a entidade, na Avenida Anália Franco, 33, no bairro Aeroporto (zona leste).