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Em rotatória

Após acidentes, Prefeitura mudará faixas de pedestres no centro de Londrina

Samara Rosenberger - Redação Bonde
05 dez 2014 às 12:44

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- Samara Rosenberger/Equipe Bonde
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Após várias reclamações de motoristas e diversas ocorrências de acidentes, a rotatória que circunda a Alameda Manoel Ribas e ruas Senador Souza Naves, Minas Gerais e Celso Garcia Cid, no centro de Londrina, vai sofrer algumas modificações. A proposta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) será aplicada até final do ano, de acordo com a Secretaria de Obras. O serviço será feito em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Segundo o diretor de trânsito do Ippul, João Ulisses, o projeto de readequação geométrica inclui fechamento de retornos e ampliação de áreas para os pedestres. "A atual localização das faixas não é adequada por causa da rotatória, cuja característica é ter fluxo liberado de veículos", explica. "Também é preciso implementar o Pé Na Faixa, para que o motorista dê preferência ao pedestre", completa. Elaborada e encaminhada para a Secretaria de Obras em 2013, a iniciativa deve finalmente sair do papel.

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O secretário de Obras, Walmir Matos, se reuniu com a diretoria da CMTU nesta quinta-feira (4) para agilizar o cronograma de serviço. "Pela análise preliminar, é preciso realizar o recuo das faixas de pedestres. Se deixarmos no local onde estão, a visibilidade do condutor fica comprometida. Como se trata de uma rotatória, tem que existir um certo espaço para frenagem a fim de obedecer a travessia de pedestres", conclui.

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Ainda segundo ele, é necessário fazer o rebaixamento de guias e, posteriormente, a repintura da sinalização horizontal. A readequação e revitalização devem ser concluídas até o final do ano. "A obra será feita com pessoal próprio".

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O problema na rotatória é recorrente e tem gerado dezenas de reclamações de londrinenses, tanto pedestres quanto motoristas. A estudante Manoela Calisto diz que já sofreu dois acidentes no local - um em 2013 e outro neste ano. "Minha mãe dirigia o veículo e parou na faixa para dar passagem ao pedestre; uma moto não viu e bateu na traseira dela. No outro, um taxista que trafegava à frente dela também parou para dar passagem. Com a parada brusca da minha mãe, um ônibus que vinha atrás dela colidiu novamente", conta. Ambos aconteceram enquanto os veículos entravam na Alameda Manoel Ribas, sentido à Catedral Metropolitana.


Manoela ainda conta que entrou em contato com o Ippul por e-mail em agosto deste ano. "Eles me responderam sobre a existência de um projeto de adequação, mas nunca mais obtive respostas. Quando passei por lá essa semana, vi as faixas repintadas no mesmo local. É muito prejuízo para nós londrinenses", protesta.

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O diretor de trânsito da CMTU, Emerson Pacheco, informa que a decisão de repintar as faixas foi tomada antes da reunião. "Nós não temos o poder de criar faixas novas, pois isso é de competência do Ippul. Como aquelas faixas já estavam ali e o fim de ano está se aproximando, a diretoria resolveu revitalizá-las. Recebemos a solicitação de recuo apenas ontem", explica. "Assim que o projeto for executado pela secretaria de Obras, inclusive, com a acessibilidade para cadeirantes, entraremos com a pintura no local correto".


O trabalho de revitalização, segundo o órgão, segue um cronograma e também atende aos dados do Placar da Vida, priorizando os locais que mais possuem incidência de acidentes. Os serviços nas vias do centro da cidade recebem maior atenção por abrigar grande número de pessoas e fluxo de veículos. "As ruas com maiores registros de acidentes fatais estão no topo da lista. Existe uma demanda reprimida de pedidos feitos por usuários desde 2010", revela.

Conforme o diretor, um novo caminhão de pintura, que deve ser adquirido no ano que vem, promete dar maior fôlego à companhia. "Com um equipamento mais preciso, prestaremos maior atendimento às solicitações que estão na gaveta". Pacheco ainda garantiu que as faixas de pedestres das vias centrais recapeadas nas últimas semanas devem ser pintadas até o começo de janeiro.


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