Começam a funcionar nesta segunda-feira (14), a partir das 8h, 43 parquímetros nas ruas Belo Horizonte, Santos e Paranaguá, que irão ofertar 430 vagas no centro de Londrina. Essa é a terceira etapa de implantação do sistema na cidade, realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
O diretor de Trânsito e Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, explicou que haverá vagas para motos, com parquímetros próprios que farão a cobrança fracionada, assim como a dos carros, e que as vagas para deficientes e idosos também serão todas demarcadas.
Londrina já conta com 82 parquímetros. Na primeira etapa de implantação, foram instalados 26 parquímetros no centro cívico, e na segunda etapa, 56 aparelhos foram implantados na avenida Bandeirantes, gerando um total de aproximadamente 820 vagas monitoradas pelos aparelhos, que são instalados e mantidos pela Epesmel.
Leia mais:
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta terça-feira
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Como usar
O funcionamento dos parquímetros é simples: o motorista deve adquirir um bótom eletrônico junto a um dos orientadores de trânsito da Zona Azul, pelo preço de R$ 7. Por meio do bótom, é possível inserir créditos, de qualquer valor, conforme a necessidade do usuário. Os créditos ficam armazenados e são descontados, conforme o uso dos parquímetros. Para as motocicletas, o aparelho para realizar o procedimento é da cor vermelha. Já para os veículos, o motorista deve carregar seus créditos no parquímetro azul.
Ao estacionar o veículo, o parquímetro registra, pelo bótom, o horário de início da contagem. Ao final, o registro de saída contabiliza o tempo total de estada, calculando o preço pelo uso da vaga. A grande vantagem é que a contabilização é feita por minuto utilizado. O valor é de R$ 0,02 por minuto. O primeiro quarto de hora, contudo, é livre de tarifação.