Os moradores do patrimônio Selva e do distrito rural de Maravilha conseguiram agendar, com o aval do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), a realização de uma audiência pública no próximo dia 26 para discutir o recorrente problema da utilização da Estrada do Grilo (zona sul de Londrina) pelos caminhões que transportam lixo até a Central de Tratamento de Resíduos (CTR). O agendamento foi feito durante reunião realizada na última sexta-feira (5) pela Comissão Especial dos Distritos da Câmara de Vereadores.
De acordo com Péricles Deliberador (PMN), relator da Comissão Especial, o trecho de aproximadamente oito quilômetros de terra da Estrada do Grilo, com início na PR-445 em frente ao Posto Serrinha até a Rodovia João Alves da Rocha Loures, é intensamente utilizado por caminhões de lixo que trafegam em alta velocidade e causam sérios problemas de manutenção viária.
"Além disso, por ali passam diariamente mais de 50 caminhões e os moradores que residem às margens da estrada já não aguentam mais a poeira e o barulho até altas horas da noite,"explicou o vereador. Por isso os moradores aguardam que as possíveis soluções para o problema sejam apresentadas pela Administração Municipal durante audiência pública, em local que deverá ser divulgado oportunamente.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Festas rurais – Já em relação ao incentivo, reivindicado pela comunidade, para a realização de festas temáticas na zona rural, a prefeitura ainda não concluiu o estudo que deverá apontar novas alternativas para o repasse de verbas, uma vez que a maioria dos eventos não atende as exigências do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). A exceção é para a festa do Café e do Frango, realizada recentemente no distrito de São Luiz com recursos do Programa, embora insuficientes para bancar o evento.
Por isso, os representantes dos distritos deverão procurar a Secretaria Municipal de Cultura para definirem as particularidades e as necessidades de cada festa. " A Comissão da Câmara de Vereadores deverá acompanhar as reuniões que deverão ser agendadas na Secretaria Municipal de Cultura", informou Deliberador.
Além do vereador e moradores da zona rural de Londrina, participaram da reunião com o prefeito de Londrina a vereadora Lenir de Assis (PT); a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana e o assessor especial dos distritos, José Luiz Vicente da Silva.