Líder em acidentes no perímetro urbano de Londrina, a avenida Dez de Dezembro não deve ter qualquer modificação em um futuro próximo. Até setembro desse ano, a via registrou 236 acidentes.
De acordo com o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), major Arnaldo Sebastião, a avenida conta com sinalização e limites de velocidades compatíveis com a sua importância.
"No momento não pensamos em fazer nenhuma alteração. Às 18h até se formam congestionamentos, então não haveria sentido em diminuir ainda mais a velocidade máxima permitida", afirma.
Leia mais:
Londrina Iluminação completa dez anos nesta terça
Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
Testemunhas e acusado da morte de mulher e filha no Japão começam a ser ouvidos nesta terça
Uma forma de fazer os condutores respeitarem os limites é a Operação Radar, realizada nas principais vias da cidade. Neste sentido, muitos motoristas reclamam que os limites de velocidade da Dez de Dezembro se alternam com muita frequência, variando entre 50 e 70 km por hora. Sebastião afirma que a sinalização existente é suficiente para anunciar as mudanças. "Em alguns pontos existe a diminuição do limite de velocidade, mas isto se deve à presença de rotatórias ou faixas de travessia de pedestres nas proximidades do trecho em questão", explica.
Levantamento da Companhia de Trânsito mostra que a Dez de Dezembro teve 351 acidentes no ano passado. Em 2013, considerando os meses de janeiro a setembro, foram 236, média de quase uma ocorrência por dia.
Além da Dez de Dezembro, outras quatro avenidas compuseram o grupo das cinco vias mais perigosas de Londrina em 2012. São elas: Leste-Oeste (255), JK (254), Higienópolis (168) e Duque de Caxias (163).
Nesse ano, entre janeiro e setembro, a relação muda: depois da Dez vêm JK (189), Higienópolis (143), Tiradentes (122) e Leste-Oeste (113).