No dia 27 de maio, uma bancária foi arrastada pelos cabelos e jogada contra a parede de vidro do banco. Ela trabalha em uma antiga agência localizada na zona norte de Londrina, que foi transformada em uma "agência de negócios” do Bradesco. Segundo o Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, o agressor foi um cliente "insatisfeito com o modelo de atendimento precário imposto pelo banco". O modelo de agência de negócios tem sido adotado exclusivamente pelo Bradesco, que tem eliminado o atendimento por caixas presenciais e mantido apenas caixas eletrônicos, cuja administração tem sido terceirizada. No entanto, uma funcionária tem permanecido no local para orientar os usuários.
Uma das reclamações do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região é que a transformação em agência de negócios tem retirado as portas giratórias de segurança, com detector de metais, e os vigilantes. Segundo o sindicato, a medida é uma política de redução do quadro de pessoal, o que prejudica o atendimento. Entre março de 2020 e março de 2021, em plena pandemia, o Bradesco reduziu seu quadro de pessoal em 8.547 funcionários.
De acordo com o diretor do sindicato e membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, Valdecir Cenali, "a funcionária foi conversar com o cliente, pediu para ele esperar, mas ele ficou nervoso". "Nem era dia de movimento nos caixas eletrônicos. No momento da agressão tinha a atendente e mais dois clientes no ambiente”, destacou. O temor é que a cena se repita com outros bancos.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Leia a matéria completa na FOLHA.