No dia 27 de maio, uma bancária foi arrastada pelos cabelos e jogada contra a parede de vidro do banco. Ela trabalha em uma antiga agência localizada na zona norte de Londrina, que foi transformada em uma "agência de negócios” do Bradesco. Segundo o Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, o agressor foi um cliente "insatisfeito com o modelo de atendimento precário imposto pelo banco". O modelo de agência de negócios tem sido adotado exclusivamente pelo Bradesco, que tem eliminado o atendimento por caixas presenciais e mantido apenas caixas eletrônicos, cuja administração tem sido terceirizada. No entanto, uma funcionária tem permanecido no local para orientar os usuários.
Uma das reclamações do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região é que a transformação em agência de negócios tem retirado as portas giratórias de segurança, com detector de metais, e os vigilantes. Segundo o sindicato, a medida é uma política de redução do quadro de pessoal, o que prejudica o atendimento. Entre março de 2020 e março de 2021, em plena pandemia, o Bradesco reduziu seu quadro de pessoal em 8.547 funcionários.
De acordo com o diretor do sindicato e membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, Valdecir Cenali, "a funcionária foi conversar com o cliente, pediu para ele esperar, mas ele ficou nervoso". "Nem era dia de movimento nos caixas eletrônicos. No momento da agressão tinha a atendente e mais dois clientes no ambiente”, destacou. O temor é que a cena se repita com outros bancos.
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