O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT) assinou na manhã desta quinta-feira (1º) o projeto de lei de Patrimônio Histórico e Cultural. Ele agora deve ser encaminhado para aprovação da Câmara de Londrina. Segundo o prefeito, a nova lei, se aprovada pelos vereadores, deverá preservar as construções históricas, que possuem valor arquitetônico e cultural, sob a pena de multas.
A proposta vem complementar as leis municipais de preservação do patrimônio histórico e cultural. Ela é composta de 42 itens, que foram aprovados durante a 1ª Conferência das Minutas das Leis Complementares – Londrina do Futuro. O novo projeto embasará a classificação de bens, móveis ou imóveis, como patrimônio da cidade.
"É uma conquista para a cidade. Oito anos se passaram e ninguém tomava uma decisão sobre este assunto. Muitos prédios históricos poderiam ter sido salvos como é o caso da 'casa dos duendes' que foi derrubada na avenida Higienópolis", lembrou Barbosa em entrevista à Rádio Paiquerê AM, durante coletiva na manhã de hoje.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
A partir da publicação da lei, proprietários de prédios antigos não poderão se desfazer das construções sem que antes consultem a prefeitura e obtenham autorização para tal.