O prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) afirmou hoje (11) na entrevista coletiva semanal que acredita que Londrina tem mais de 500 mil habitantes. "Vamos esperar a recontagem, a visita às casas e aos apartamentos que não foram visitados para que Londrina tenha o número real e compatível com a condição que nós temos, com os indicadores que mostram que Londrina tem mais de 500 mil habitantes, como ligação de água, ligação de energia elétrica e outros indicadores que também são contabilizados neste momento", disse aos jornalistas.
Dados preliminares do Censo 2010 revelaram que Londrina tem 493 mil habitantes, número muito menor do que a expectativa divulgada para 2009, baseada em taxas de crescimento. No ano passado, a estimativa era de 510 mil habitantes.
Diante da diminuição populacional e a reclamação de inúmeros moradores de que não foram recenseados, o IBGE deve fazer uma espécie de recontagem populacional, indo a moradias que não foram visitadas na primeira etapa do Censo, entre 1º de agosto e 31 de outubro.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
"Mas não podemos inflar os números. Quem tem a atribuição de fazer a contagem populacional é o IBGE e confiamos no IBGE", disse Barbosa. Ele também comentou sobre eventuais prejuízos que Londrina terá caso, com a recontagem, a cidade não atinja o patamar de 500 mil habitantes.
"Os prejuízos são muitos. A cidade vai cair em importância porque diversas empresas exigem um determinado número de população para escolher um cidade; haverá diminuição dos repasses dos impostos, especialmente, do Fundo de Participação dos Municípios; e perderemos duas cadeiras na Câmara Municipal, perdendo representatividade", enumerou o prefeito. "Sem contar que o número de 500 mil habitantes é um número emblemático e afeta a autoestima da população".
Nas próximas eleições, Londrina elegeria 21 vereadores e não mais 19, devido ao aumento populacional, que, conforme a estimativa de 2009 passava de 510 mil habitantes.