Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Honraria

Bispo metodista recebe cidadania honorária em Londrina

Redação Bonde com CML
24 jun 2014 às 15:35
- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Bispo da Igreja Metodista João Carlos Lopes, presidente da Sexta Região Eclesiástica que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina, e presidente do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL), será homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Honorário de Londrina, durante solenidade nesta quarta-feira (25/6), às 20h, no plenário do Legislativo. A iniciativa para a concessão da honraria partiu do presidente da Câmara, vereador Professor Rony Alves (PTB) e subscrita por mais 13 vereadores, foi sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da Lei n° 12.053, de 30 de abril de 2014.


A homenagem ao Bispo João Carlos Lopes é fundamentada no trabalho pastoral e filantrópico desenvolvido em Londrina, onde foi fundador do Espaço de Convivência da Igreja Metodista; responsável pela ampliação do Ministério de Obras de Misericórdia da Igreja Metodista Central com distribuição de cestas básicas à famílias carentes. O seu trabalho envolve ainda a criação e o apoio ao movimento "Pedalada Contra as Drogas", que todos os anos reúne centenas de jovens e adolescentes na luta contra a dependência química. João Carlos Lopes também foi fundador do "Programa Sopão", por meio do qual voluntários da Igreja Metodista distribuem semanalmente o alimento para moradores de rua da cidade nas imediações do Bosque Central.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Obra social - As obras do Bispo João Carlos Lopes se espalham por toda a cidade. Na região Norte, o homenageado foi o responsável pela ampliação e manutenção das creches nos conjuntos Vivi Xavier e Maria Cecília, e na zona Sul pela creche do jardim União da Vitória. Ainda neste bairro, o bispo coordenou o trabalho de missionários da Igreja provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Irlanda e foi o responsável pela ampliação e construção de mais de 150 casas, além de promover melhorias em de mais de 100 residências que estavam em condições precárias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil


Na área pastoral, João Carlos Lopes coordenou a expansão dos trabalhos da Igreja Metodista Central de Londrina em diversos bairros e cidades circunvizinhas, sendo um dos fundadores dos cursos de extensão teológica da Faculdade Metodista de Teologia de Maringá. Fundou e criou o programa "Meia Hora com Jesus", desenvolvido na sede da Igreja Metodista, para atender por meio de palestras, orações e orientação espiritual os trabalhadores da região Central de Londrina, sempre às quartas-feiras na hora do almoço, além de criar cursos gratuitos de inglês, música e aperfeiçoamento vocacional para membros das comunidades metodistas de Londrina, a fim de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho.


Formação acadêmica - João Carlos Lopes nasceu em 26 de dezembro de 1956, na cidade de Leópolis (PR). Quando completou três anos, a família mudou-se para Cornélio Procópio onde cursou o ensino fundamental e médio. Concluiu Teologia em 1979 pela Faculdade de Teologia do Instituto Metodista e Seminário, hoje Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Em 1980 foi designado pastor para as igrejas metodistas das cidades de Arapongas, Apucarana e Jandaia do Sul, e em 1983 Pastor Coadjutor da Igreja Metodista Central de Londrina, da qual tornou-se Pastor Titular.

Após cursar Mestrado em Missiologia e Doutorado em Antropologia Cultural nos Estados Unidos de 1986 a 1989, retornou a Londrina onde ocupou diversos cargos na Igreja, no Instituto e Seminário Bíblico de Londrina (ISBL) e Conselho de Pastores, até ser eleito Bispo da Igreja Metodista em 1997. Na sequência tornou-se presidente da Sexta Região Eclesiástica que reúne as igrejas Metodistas instaladas no Paraná e Santa Catarina. Hoje ocupa as funções de vice-presidente do Colégio Episcopal e presidente do Conselho de Bispos, além de dirigente do CIEMAL.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade