Um novo projeto de revitalização da área central de Londrina prevê a reabertura da rua Piauí, no quarteirão fechado na década de 90 para unir as duas áreas de mata nativa preservadas pelos colonizadores ingleses, entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), Regina Nabhan, o zerinho construído no trecho fechado da rua Piauí será transferido para os dois lados do passeio público em calçadas que serão maiores do que a medida padrão, justamente para abrigar os equipamentos de lazer.
Segundo o Ippul, a medida se faz necessária devido ao estrangulamento do trânsito no centro de Londrina e pela dificuldade dos motoristas acessarem a avenida Rio de Janeiro a partir da São Paulo.
Leia mais:
Grupo Mulheres do Brasil distribui o 'Violentrômetro' neste domingo em Londrina
Lar São Vicente de Paulo precisa de doações de produtos natalinos
Quartos do pós-parto na Maternidade de Londrina recebem aparelhos de frigobar
Mostra de Música de Câmara inicia temporada nas igrejas de Londrina
Regina informou que os frequentadores não serão afetados com a reabertura da rua Piauí, já que todas as estruturas ali existentes serão preservadas e somente readequadas no espaço. De acordo com o projeto, "todo o entorno do Bosque ganhará acessibilidade, haverá a recuperação dos passeios públicos e o zerinho ganhará fontes, espaços de cultura e mosaico". A Guarda Municipal irá permanecer no local.
A Alameda Miguel Blasi também será revitalizada. De acordo com a presidente do Ippul, a área vai se transformar em um Boulevar, com um calçada de 12 metros de largura. No local serão construídas áreas de descanso e serão implantadas lixeiras, bancos e iluminação adequada. As mudanças irão impor a mudança do ponto de táxi para o outro lado da rua, próximo ao Hotel Bourbon.
Segundo o Ippul, o projeto da Alameda já está em fase de licitação e a revitalização do Bosque está no setor de orçamento da Secretaria de Obras mas ainda não tem prazo para o início das obras. (Com informações da rádio Paiquerê AM)