Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Menos mortes

Cai número de acidentes em vias com radares em Londrina

Aline Machado Parodi - Grupo Folha
06 ago 2016 às 08:20

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) constatou uma queda de 43% no índice de acidentes de trânsitos nas vias onde foram instalados os radares fixos e videomonitoramentos em Londrina. Os aparelhos estão em funcionamento há dois meses.
"O volume de infrações em geral aumentou 9% em dois meses, mas o número de óbitos diminuiu 13%, de acidentes com motociclistas caiu 19% e de atropelamentos teve queda de 43%", explicou Hermerson Pacheco, diretor de Trânsito da CMTU, sem entrar em detalhes.

Segundo ele, a percepção é que mesmo em vias onde não há o equipamento o motorista tem tirado o pé do acelerador. "Os radares foram instalados em pontos de muitos acidentes, e percebemos que agora as pessoas diminuem para passar nos radares, mas continuam com a velocidade reduzida", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A CMTU ainda não fechou o balanço do segundo mês de operação. Nos primeiros 30 dias, os equipamentos multaram 26.221 motoristas, o que representa 0,32% do total de veículos que passaram pelos radares. Isso significa que a cada 300 veículos que passaram nos 18 pontos, um foi autuado.

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina


O volume de autuações é considerado baixo pelo diretor, mas preocupa em relação ao tipo de infração. O excesso de velocidade foi a de maior incidência e a via campeã foi a Avenida Duque de Caixas com 5.966 infrações. Em segundo lugar ficou o avanço de sinal na Avenida Juscelino Kubsticheck com rua Alagoas, com 658 multas aplicadas. "São duas infrações muito nocivas, principalmente o avanço de sinal na JK, por ser no Centro, com um grande fluxo de veículos. E o excesso de velocidade tem impacto no âmbito do atropelamento", comentou Pacheco.

Publicidade


O diretor comentou que a Duque de Caixas, apesar do alto número de flagrantes de excesso de velocidade, é uma das vias que teve redução do número de acidentes. "Ali a velocidade foi reduzida de 60km/h para 50 km/h, por ser um trecho com muito comércio e trânsito intenso de pedestres, mas desde a instalação do radar não teve mais acidentes", disse.


Ele acredita que com o tempo o motorista se acostume com os radares e as notificações reduzam. "O londrinense nunca teve a cultura do radar. Ficamos uns dois ou três anos sem os videovigias. Então, acredito que o acúmulo de multa se dá pelo desconhecimento. É questão de hábito", afirmou.

Publicidade


"Já percebemos uma mudança de comportamento, bem sensível, mas há. Com o radar, percebemos que o motociclista já usa mais a viseira do capacete, o motorista está usando o cinto de segurança, deixando o celular de lado", comentou o diretor.


Novos pontos

Publicidade



Os 18 radares fixos e de videomonitoramento entraram em operação no dia 1 de junho em sete ruas e avenidas da cidade. Os equipamentos de videomonitoramento, além do excesso de velocidade registram o avanço do sinal vermelho e a parada na faixa de pedestre.


A CMTU deve iniciar nos próximos meses um rodízio dos aparelhos. A primeira via a receber será a Avenida Garibaldi Deliberador, no Jardim Cláudia (zona sul). "Estamos colocando a estrutura para a instalação do aparelho e a sinalização da via. Vamos avaliar qual ponto está com menos infrações para levá-lo lá", explicou Pacheco, sem revelar qual radar será trocado de lugar.

Ele afirmou ainda que a expectativa é implementar futuramente mais radares, para isso está avaliando o contrato com a empresa responsável pelos aparelhos já instalados e estudando a possibilidade de abrir um novo processo licitatório.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo