Empresas que participam da campanha Inverno Solidário 2003, promovida pelo Provopar, em Londrina, esperam que a chegada do frio sensibilize as pessoas a doarem mais agasalhos e cobertores.
A campanha será estendida por algumas semanas, apesar de o encerramento formal ser neste sábado. As caixas de coleta ainda podem ser encontradas em mais de 50 locais da cidade.
Desde o início da campanha, no final de abril, foram arrecadadas cerca de 20 mil peças de roupa e 6 mil cobertores, segundo a gerente administrativa do Provopar, Lenir Cândida de Assis. As doações aumentaram em relação a 2002, quando o total da arrecadação ficou em torno de 13 mil peças e 4 mil cobertores.
Leia mais:
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
Segundo Lenir, a descentralização da campanha contribuiu para que o número de doações crescesse. ''Este ano fechamos mais parcerias com empresas, entidades, igrejas. Fica mais fácil trabalhar com um número maior de voluntários'', argumenta. A gerente calcula que 80 pessoas estejam trabalhando na campanha.
Uma parte dos agasalhos e cobertores arrecadados já foi distribuída. As doações são encaminhadas para entidades assistenciais, abrigos, albergues, creches e hospitais. Nos últimos 15 dias, o Provopar registrou um grande volume de arrecadações, ''talvez porque o frio tenha chegado com mais intensidade'', imagina Lenir.
Também confiando que esse ''inverno de fato'' pode motivar novas doações, uma rede de farmácias pretende intensificar a campanha nesta semana, oferecendo exames e fazendo divulgação no Calçadão (região central).
De acordo com o gerente de marketing da Rede Vale Verde, Andreo Kozuki, o volume de doações deste ano - cerca de 2,8 mil peças - foi inferior ao do ano passado, quando a empresa conseguiu arrecadar mil peças a mais. Ele observou ainda que a maior parte das doações partiu de pessoas de poder econômico mais baixo. ''Quem já passou frio ou presenciou isso mais de perto é que fica mais sensiblizado'', avalia. Só a loja dos Cinco Conjuntos (zona norte) arrecadou mais de 70% do total de doações.
O Provopar informa os pontos de coleta da campanha Inverno Solidário pelo telefone 3324-2397.