Vinte e sete mil pneus velhos recolhidos ao aterro sanitário de Londrina. Esse é o resultado de um mês da campanha Londrina Rodando Limpo, que tem o objetivo de tirar de circulação e reciclar esse material e ainda proporcionar aos catadores uma renda extra. Segundo o assessor técnico da Companhia Municipal de Transporte e Urbanização (CMTU), Elsone José Delavi, 46 pessoas já foram cadastradas para entregar os pneus velhos no "Lixão" e o movimento melhora a cada dia. "As pessoas estão interessadas e a tendência é só aumentar".
A campanha é desenvolvida pela prefeitura em parceria com a Petrobrás e a empresa BS Colway de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba). A CMTU paga R$ 0,20 por unidade. Para efetuar o pagamento às pessoas que entregam os pneus, a prefeitura manda o produto para Piraquara, onde ele será transformado em óleo combustível, e aguarda o repasse da empresa. "Às vezes demora uns 15 dias", observou. "A CMTU já mandou 10.400 pneus para a empresa e pagou o total de R$ 1,1 mil aos entregadores", informou o técnico.
Os pneus devem ser levados ao Aterro Sanitário, na Estrada do Limoeiro (zona leste), de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. Elsone pede às pessoas que cortem a lateral do produto para facilitar o empilhamento, evitar que a água se acumule, ajudando a combater a dengue.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Projeto da UEL vai atender empreendedores da área de alimentação
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.