Londrina já está com 122 casos de dengue confirmados, aumentando a cada dia a preocupação das autoridades de saúde com a infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. Em apenas um dia a 17ª Regional de Saúde registrou 26 novos casos da doença.
O Hospital Universitário recebeu ontem à tarde o primeiro kit para testes de sorologia da dengue. O material chegou acompanhado de um manual de instruções que ainda é desconhecido pela equipe do Laboratório de Análises Clínicas (LAC). A idéia inicial era enviar um bioquímico à Curitiba para treinamento com técnicos do Laboratório Central. ''Isso só não aconteceu porque esse pessoal está de férias'', explicou o chefe do LAC, Egídio Tesser.
O kit é fabricado no Rio de Janeiro pela Fundação Oswaldo Cruz e pode ser utilizado em 384 testes. No HU, ele será manuseado exclusivamente por um funcionário da 17 Regional da Saúde e por um biomédico do hospital. A previsão é que a partir de segunda-feira os testes já possam ser realizados em Londrina, com o resultado ficando pronto em apenas um dia.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Hoje à tarde, a 17 Regional de Saúde reúne médicos de Londrina e região para organizar um treinamento sobre diagnóstico, tratamento e notificação da dengue. No mesmo dia, será definido com a Secretaria Municipal de Saúde quem será o responsável pela divulgação das informações