O Catuai Shopping vai prestigiar um pouco da cultura chinesa neste final de semana (dias 9 e 10). Em comemoração ao Ano Novo do calendário chinês, o Instituto Li Hon Ki - escola de artes marciais que trabalha com aulas de Kung Fu e defesa pessoal - irá apresentar a Dança do Leão, uma cerimônia tradicional para invocar sorte e felicidade.
Com uma história que remonta há mais de mil anos, a Dança do Leão era realizada no comércio e nas vilas chinesas, que convidavam as escolas de Kung Fu para apresentações nas festas de ano novo. Depois disso, a escola escolhida ficaria responsável por proteger os locais durante o ano inteiro.
Seguindo as tradições, a dança será realizada por alunos de Kung Fu do Instituto, respeitando também as hierarquias tradicionais. As apresentações serão neste sábado e domingo, às 17 horas, na Praça de Eventos do shopping. Cada apresentação dura, em média, de 20 a 30 minutos.
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
A Dança do Leão, assim como a Dança do Dragão, é apresentada freqüentemente em comemorações do ano novo chinês em diversas partes do mundo. O ano chinês é baseado nas fases da lua e tem início na segunda lua nova do ano, que este ano começa no dia 7 de fevereiro.
Os chineses usam animais para simbolizar os anos, baseados na história de que Buda teria convidado alguns deles para uma reunião e, destes, apenas 12 teriam comparecido. Assim, em forma de gratidão, Buda teria nomeado os anos e também os signos astrológicos de acordo com a ordem de chegada dos animais: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco. O ano de 2008 (ou 4706, no calendário chinês) é o ano do rato, e promete ser de abundância, trazendo oportunidades de bons projetos.