Está sendo analisado pelas comissões internas da Câmara Municipal o projeto do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) que cede ao Serviço Social do Comércio (Sesc) o prédio do "Cadeião", antiga cadeia pública de Londrina localizada na Rua Sergipe, próximo à 10ª Subdivisão Policial.
Pelo projeto de lei, a entidade terá 20 anos de permissão de uso e deverá reformar o prédio no prazo de 24 meses. O projeto nada fala sobre a manutenção das características da atual arquitetura, porém, determina que ele seja utilizado com um centro artístico-cultural, para oferecer atividades relacionadas a música, teatro, artes visuais, dança, cinema, literatura e artesanato.
O Sesc também terá que instalar auditório, biblioteca, salas para oficinas e cursos, galeria e atelier de artes, salas para ensaios individuais e práticas de grupos de música, de teatro e de dança.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Terrenos
Pelo mesmo projeto de lei, o município doa ao sistema Sesc/Senac mais 9,1 mil metros quadrados de áreas públicas. São dois terrenos na Avenida Saul Elkind, na zona norte.
O primeiro, de 4 mil metros quadrados, será destinado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que deverá construir Centro de Educação Profissional, para uso da própria entidade. De acordo com o projeto, porém, o Senac deverá oferecer "cursos profissionalizantes gratuitos às pessoas de baixa renda" e apoiar a contratação de jovens aprendizes.
O segundo terreno, de 5,1 mil metros quadrados, será doado ao Sesc, para instalar uma nova sede. A contrapartida da entidade será construir na zona norte de Londrina uma escola infantil e salas para cursos gratuitos de atualização pessoal e inclusão digital. Outra obrigação da empresa é construir um ginásio de esportes integrado com academias e salas de ginástica.
O Sesc/Senac tem prazo para começar as obras nesses dois terrenos em 30 meses – ou seja – as construções poderão começar apenas em dois anos e meio. O prazo para conclusão é de 5 anos.