O Sistema Meteorológico do Paraná informa que as chuvas estão quatro vezes acima do normal em Londrina e região. Até às 15h desta segunda-feira (19), havia chovido 430mm. A média história de outubro é de 130mm.
O volume tem uma explicação - ingresso de umidade em abundância da região amazônica no Paraná. "O El Niño atua no (oceano) Pacífico e contribui para o ingresso de umidade da região amazônica para o sul do país. Há portanto umidade em abundância, o que provoca chuva acima do normal", disse o meteorolista Samuel Braun.
As constantes chuvas dos últimas dias ocorrem por uma massa de ar estar estacionada na região do Paraná. "Por estarem estacionadas, acaba ocorrendo fenômenos como o de domingo, quando choveu 40mm em apenas um hora em Londrina", disse.
Leia mais:
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
Em Londrina, há tendência de melhora na temperatura a partir de terça-feira (20). Daí em diante, as chuvas serão localizadas no decorrer dos dias. "Serão dias típicos de verão - calor com alta umidade. As chuvas devem ser localizadas. Não dá para descartar as ocorrências temporais", alertou. As condições ocorrem até o final de semana.