Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, a clínica de fonoaudiologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Londrina, prestou nesta quarta-feira atendimento gratuito à população.
Quatro professores e 16 alunos realizaram avaliações quanto ao uso da voz. Ao todo, 60 pessoas procuraram a instituição e a maioria delas profissionais que usam a voz no dia a dia, como professores, pastores e vendedores.
A professora Rosiane Belezi destacou que a maioria das pessoas não utiliza a voz corretamente a acaba apresentando problemas. ''Queremos aumentar a conscientização da população com a sua voz'', argumentou.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Ela apontou ainda que falar muito rápido, alto e durante muito tempo são os principais vilões da voz. ''A fala tem que fluir naturalmente, sem esforço'', descreveu.
Entre os principais conselhos está beber muita água em temperatura ambiente, evitar bebidas alcólicas, cigarro e se informar sobre os possíveis problemas que podem surgir.
Se a pessoa apresenta rouquidão frequente, pigarro e ardência deve procurar um fonoaudiólgo. ''As pessoas fazem check-up do coração, do pulmão, mas se esquecem da laringe'', salientou.
Como a Unopar recebeu muitas ligações de pessoas interessadas na avaliação, a campanha continua na próxima quarta-feira. O atendimento será das 8 ao meio-dia e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (43) 3371-7774.