A panfletagem aérea realizada por dois aviões entre a tarde de quarta-feira e nesta quinta-feira de manhã em Londrina e região metropolitana ainda deve dar muita dor de cabeça para os proprietários da clínica de odontologia que solicitou o serviço.
O escritório local do Conselho Regional de Odontologia (CRO) emitiu nesta quinta-feira um auto de infração contra o estabelecimento porque considerou que a propaganda era irregular e feria o código de ética da profissão.
O fiscal do CRO de Londrina, José Roberto Francis, afirmou que a clínica estaria ''aliciando pacientes'', o que seria proibido. De acordo com ele, muitos cirurgiões dentistas ligaram para o órgão reclamando da conduta do proprietário da clínica, Yano Katutaka.
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O CRO irá instaurar um processo ético e, se ficar comprovada a irregularidade, Katutaka pode ser multado, suspenso ou, até mesmo, ter cassado seu registro profissional.
Além da punição pelo Conselho, a clínica também deverá ser autuada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), como adiantou o presidente, Wilson Sella. A empresa poderá ser responsabilizada pela sujeira provocada pelos milhares de panfletos que foram jogados por toda a cidade.
Em levantamento preliminar da CMTU, a clínica deverá sofrer pelo menos 30 autuações - no valor de R$ 1 mil cada - apenas pela poluição provocada no primeiro dia de panfletagem. Como é reiscindente - os aviões voltaram a jogar a propaganda nesta quinta pela manhã - a multa deverá ser dobrada.
O advogado de Kitutaka, Luis Barreto, argumentou que seu cliente é de São Paulo e teria contratado uma empresa de propaganda daquela cidade para fazer a divulgação, mas não sabia que a distribuição seria aérea e irregular. Ele não soube informar o nome nem o endereço da suposta empresa.
''Na próxima segunda ou terça-feira já terei esses dados'', garantiu. O advogado também antecipou que a clínica irá recorrer da autuação do CRO. Ontem, era grande o movimento de clientes na clínica.
O Departamento de Aviação Civil (DAC) ainda não havia conseguido apurar a matrícula das duas aeronaves usadas até o final da tarde desta quinta. O comandante pode ser multado e a documentação dos aviões poderá ser apreendida.