A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) emitiu 50 atuações por descarte irregular de lixo em Londrina neste ano. Segundo o diretor de operações Alexandre Zuliani, foram retirados milhares de metros cúbicos de resíduos depositados irregularmente nas praças, vielas, fundos de vale e terrenos vazios em diferentes regiões do município.
"Apesar dos esforços continuados, não temos equipes suficientes para fiscalizarem todos esses pontos. Por isso, é tão importante o apoio da população dos bairros, que nos liga, diariamente, informando sobre os sujões para que possamos agir. As ações de fiscalização e flagrantes também ajudam a coibir os clandestinos". As denúncias podem ser feitas na CMTU pelo telefone 3379-7954, em horário comercial, e na Guarda Municipal aos finais de semana, no número 153.
Pontos
Foram reduzidos cinco grandes pontos de descarte irregular. O local com maior volume e campeão na retirada dos resíduos fica no jardim Monte Cristo, na zona Leste. Ali, foram removidos 1.369 caminhões basculantes carregados de entulho ao longo do ano. Em segundo lugar, aparece o jardim Santa Rita, na zona Oeste, com 1.132 caminhões. O ecoponto situado no jardim Nova Conquista, também na região Leste, vem em terceiro, com 1.014 caminhões.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Família de Londrina realiza sonho de pioneira em doar casa para a caridade após falecimento
Natal de Londrina: passarela no lago Igapó II atrai dez mil pessoas no fim de semana
Prefeitura divulga quase 900 oportunidades de emprego em Londrina
PEVs
Conforme o pedido de autorização ambiental solicitada pela CMTU-LD em setembro deste ano, para a instalação de três Pontos de Entrega Voluntária (PEV), nos bairros Nova Conquista, Santa Rita e Primavera, a resposta do Instituto Ambiental do Paraná foi expedida na última sexta-feira, 6. Com isso, a CMTU-LD espera entregar o primeiro PEV, na zona Leste, semana que vem.
"Sem dúvida, queremos melhorar o gerenciamento dos descartes na cidade. Porém, é visível que quando limpamos e regularizamos um ecoponto, "aparecem" descartes em outros locais, antes não utilizados. Além do trabalho de fiscalização, sem uma mudança de comportamento dos irregulares, não teremos grandes avanços", diz Zuliani.
Além do PEV que será aberto no Nova Conquista, os ecopontos dos bairros Primavera e Santa Rita continuarão funcionando, provisoriamente. O diretor também ressalta a Lei Federal 12305/2010, a qual estabelece a logística reversa e a responsabilidade compartilhada entre o poder público e o munícipe no gerenciamento dos resíduos.
A CMTU espera que os PEVs contribuam para normatizar e regularizar o despejo de resíduos de construção (exceto gesso, telhas ou outros materiais de amianto, e ainda o lixo doméstico), madeira limpa (sem pregos ou puxadores) e jardinagem, sobretudo feito pelos carroceiros, os quais deverão ser cadastrados e orientados na utilização dos locais.