A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) vai disponibilizar uma linha exclusiva para o Festival Londrina Matsuri, realizado no Centro de Eventos entre os dias 4 e 7 de setembro.
Em sua 13ª edição, o festival vai ser realizado no Centro de Eventos e, para facilitar o acesso dos visitantes, também como incentivo ao uso do transporte coletivo, a CMTU organizou saídas do Terminal Central a cada 20 minutos, com 8 coletivos extras, podendo alterar a programação conforme a demanda que será monitorada por fiscais da Companhia e funcionários da empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL).
Os coletivos partirão da plataforma H, no mesmo ponto utilizado pela linha 213, seguindo, inclusive, o mesmo itinerário, passando pelo Terminal do Shopping Catuaí e prosseguindo pela rodovia Mábio Gonçalves Palhano até o local do evento. O horário de funcionamento será das 10h às 23 horas.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Família de Londrina realiza sonho de pioneira em doar casa para a caridade após falecimento
Natal de Londrina: passarela no lago Igapó II atrai dez mil pessoas no fim de semana
Prefeitura divulga quase 900 oportunidades de emprego em Londrina
Para o retorno ao Terminal Central, a estimativa é que o último carro saia do Centro de Eventos às 23h30, mas o horário poderá ser estendido caso haja uma procura maior dos usuários.
Matsuri
A festa traz à cidade, pela primeira vez, a Feira de Tecnologia Japonesa. Neste ano, o festival será realizado até segunda (7) no Centro de Eventos de Londrina, das 10h às 23h. A tradicional feira de alimentação traz restaurantes da gastronomia japonesa, apresentações de Matsuri Dance com banda ao vivo e diversas oficinas gratuitas e exposições, todas ligadas à cultura japonesa.
Dentre as atividades programadas para o festival, estão comemorações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e Japão; os 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil, os 27 anos de existência do Grupo Sansey Cultural e Beneficente e os 81 anos de Londrina. Segundo o organizador Luiz Shiroma, a feira busca fortalecer os laços entre as comunidades japonesa e brasileira.
Seis escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Londrina irão apresentar seus projetos na Mostra Meio Ambiente durante o evento. Os trabalhos produzidos têm como tema a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, e concorrem no 6º concurso "Meio Ambiente – Melhores Práticas". Participam neste ano os CEIs Anita Correia e Marízia Carli Loures e as escolas municipais Carlos da Costa Branco, Elias Kauam, Eugênio Brugin e Joaquim Vicente de Castro. Os prêmios serão concedidos para as três escolas com projetos mais bem avaliados e também para o trabalho de maior destaque.
Os ingressos para o Londrina Matsuri custam R$ 3,00 na venda antecipada. No local, o valor sobe para R$ 6,00 (inteira).