A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina vai colocar em funcionamento, até o final de julho, as câmeras de vigilância no Terminal Urbano de Transportes Coletivos (centro). A companhia fechou acordo nesta quarta-feira (23), com a empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), que vai custear a instalação dos equipamentos. As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura.
O presidente da CMTU, Mauro Yamamoto, informou que o custo vai variar de R$ 36 mil a R$ 50 mil, dependendo do tipo de equipamento a ser adquirido. "Estamos analisando se as colunas do terminal poderiam atrapalhar o funcionamento de câmeras giratórias. Caso isso aconteça, serão instaladas câmeras fixas, em maior quantidade, para que todos os espaços do terminal sejam monitorados", afirmou Yamamoto.
Segundo o presidente, se as câmeras adquiridas forem giratórias serão de 24 a 26 equipamentos e, se forem fixas o número deve subir para 36. Outra pendência é a definição da Polícia Militar para os melhores pontos de instalação, o que deve acontecer assim que forem retomados os contatos com o 5° Batalhão, que está passando por troca de comando.
Leia mais:
Folha de Londrina conquista segundo lugar no Prêmio Apre Florestas de Jornalismo
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
Abstenção recorde em Londrina levanta debate: "voto facultativo" ou desinteresse?
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
As imagens das câmeras de vigilância serão monitoradas pela Polícia Militar, dentro de uma central que deverá ser disponibilizada no piso intermediário do Terminal, de forma a facilitar e agilizar a intervenção, quando houver necessidade. Essa central deverá ser instalada onde hoje funciona a administração do terminal, ponto próximo às rampas de acesso dos usuários para os pontos de parada dos coletivos.
Grades
Outra medida que está sendo agilizada pela CMTU é o conserto das grades externas do terminal, que foram danificadas por ambulantes para facilitar o acesso de mercadorias ao local. A CMTU já comprou novas grades, que serão fixadas até o final da próxima semana.
Nos próximos dias a companhia também vai substituir as roletas de acesso ao Terminal, que estão comprometidas por atos de vandalismo. A CMTU encomendou um equipamento de giro mais reforçado, que não possibilita a inversão de rotação pela força e, conseqüentemente, impede danos ao equipamento.