Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Famílias vão receber questionários

Começa em Londrina a pesquisa nacional sobre cobertura vacinal de crianças

Redação Bonde com N.Com
28 out 2021 às 15:57
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina foi uma das cidades paranaenses selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do “Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal nas capitais e municípios brasileiros”. A pesquisa, que iniciou na última semana e já foi realizada em Curitiba, pretende avaliar a situação vacinal das crianças nascidas em 2017 e 2018. Só em Londrina, devem ser entrevistadas 450 famílias.


Os pesquisadores visitam as residências para obter informações sobre as famílias e crianças, através do preenchimento do formulário. Além disso, fotografam a caderneta de vacinação para conferir as doses que a criança recebeu desde o seu nascimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O trabalho é desenvolvido com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), e tem parceria com o Instituto Evandro Chagas e a UFPR (Universidade Federal do Paraná). Todos os pesquisadores foram contratados pela empresa Science, e são identificados mediante crachá e uniforme personalizado. Eles também utilizam equipamentos de proteção contra a Covid-19, como máscara, protetor facial e álcool em gel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Sul

Revitalização da Praça da Juventude deve iniciar ainda neste mês em Londrina

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Investimento de R$ 630 mil

Cultura de Londrina abre edital para a seleção de Vilas Culturais


A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, reforçou as orientações do Ministério da Saúde, para que a população participe do inquérito. “A adesão das famílias selecionadas é muito importante, pois o resultado desse levantamento trará uma visão da cobertura no município. Isso servirá como apoio na elaboração de futuras ações que porventura sejam necessárias”, citou.

Publicidade


Nacionalmente, a pesquisa é coordenada pelo professor doutor José Cassio de Moraes, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. No Paraná, a coordenação está a cargo da professora doutora da UFPR, Karin Regina Luhm.


Segundo a pesquisadora da UFPR, esta é mais uma edição do levantamento, similar à realizada em 2017. “O Programa Nacional de Imunização quer saber como está o esquema de vacinação de crianças até 2 anos e, para isso, o Ministério da Saúde demandou a pesquisa”, destacou.

Publicidade


Para ela, trata-se de uma oportunidade de identificar o que tem causado a baixa cobertura vacinal dentre as crianças nesta faixa etária, de 2 a 3 anos. “Além de conhecer a real situação de vacinação das crianças, poderá indicar também quais as dificuldades e dúvidas dos pais ou responsáveis que possam estar levando à não vacinação ou ao atraso em vacinar. Com estes dados, poderão ser implementadas ações para melhorar a adesão das famílias à vacinação”, detalhou.


Às famílias que forem abordadas pelos pesquisadores, a Prefeitura de Londrina recomenda que confirmem sua identificação oficial e respondam ao questionário. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Ministério da Saúde, pelo telefone 136 (Disque Saúde), ou com a empresa Science, no 0800-025-0174. A ligação é gratuita.


No Brasil, os dados serão coletados em todas as capitais mais os municípios de Campinas, Caruaru, Feira de Santana, Imperatriz, Joinville, Londrina, Petrópolis, Rio Verde, Rondonópolis, Sete Lagoas e Sobral.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade