O distrito de Guaravera (zona Sul de Londrina) receberá nesta segunda-feira (18) a primeira reunião da Comissão Especial dos Distritos, criada no início de fevereiro deste ano pela Câmara de Vereadores de Londrina para ouvir as demandas da comunidade da zona rural.
A Comissão é composta por três vereadores que farão um estudo detalhado da infraestrutura e dos serviços públicos oferecidos à população dos distritos, patrimônios e vilas rurais do município, visando identificar as suas reais necessidades.
O grupo será presidido pelo vereador Jamil Janene (PP) e contará ainda com Péricles Deliberador (PMN) na função de relator e Gaúcho Tamarrado (PDT), como membro.
O requerimento que propôs a criação do grupo de trabalho foi uma iniciativa do vereador Jamil Janene e os integrantes da comissão já definiram que o levantamento de dados deverá contemplar as áreas da saúde, educação, transporte, segurança, esporte, cultura, trabalho, emprego e renda, agricultura, infraestrutura e estradas rurais.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
"Vamos iniciar o trabalho no distrito de Guaravera até por conta dos recentes problemas na área de segurança que são muito semelhantes e se repetem em toda a zona rural do município", informou Jamil Janene lembrando que os vereadores já definiram um calendário de reuniões até o mês agosto, quando deverá ser entregue o relatório final das atividades. O cronograma prevê a realização de mais de uma dezena de encontros nas comunidades, sempre às segundas-feiras, a partir das 19 horas.
"A cada reunião vamos encaminhar as demandas e acompanhar o atendimento das reivindicações pelos órgãos municipais e estaduais. Provavelmente este trabalho nos dará condições também para apresentação de emendas ao orçamento do município com foco para atendimento dos moradores dos distritos", disse Jamil Janene.
De acordo com informações do IBGE, Censo Demográfico 2010, da população de 506.701 pessoas residente no município, 13.181 moram na zona rural e estão envolvidas em diversas atividades produtivas, destacando-se a horticultura; o cultivo de grãos; de café; a criação de frangos de corte e a produção de leite.