O prefeito Barbosa Neto assinou na tarde desta quinta-feira (11), um protocolo de intenção para um convênio de parceria com o presidente do Sistema Fecomércio (Sesc, Senac e Sebrae-PR), Darci Piana, que garante a restauração e reforma do prédio da antiga Cadeia Pública, o "Cadeião", localizado na rua Sergipe, próximo à avenida Leste Oeste, que está desativado desde 1994.
O convênio consiste em uma reforma na antiga Cadeia Pública, com instalação de auditório, biblioteca, salas para oficinas e cursos, galeria e atelier de artes, salas para ensaios e práticas de atividades musicais, teatrais e de dança.
Para isso, a Prefeitura de Londrina cederá o imóvel em processo de comodato (com prazo determinado para uso e devolução, que será de 30 anos). O sistema Fecomércio fará toda a restauração do prédio, em investimento de aproximadamente de R$ 1,8 milhões, conforme anunciado pelo presidente Darci Piana, além de provirem toda a estrutura e equipamentos necessários para colocar em funcionamento o centro cultural.
Leia mais:
Árvore de natal no Lago Igapó 2 permanece fechada após chuvas em Londrina
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
Cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Londrina
Segunda-feira será de tempo instável, com chuvas em Londrina e na região
"O Barbosa Neto nos sugeriu, enviou a proposta para a revitalização do Cadeião e nós aceitamos prontamente o desafio", comentou em discurso o presidente do Fecomércio, Darci Piana.
Barbosa Neto agradeceu a Piana e ao sistema Fecomércio pela credibilidade e pela atenção especial dada a Londrina e lembrou a importância do ato: "muitos quiseram derrubar este prédio, mas graças ao esforço de pessoas que se preocupam com a História de Londrina, ele foi mantido", disse o prefeito.
O processo de cessão do imóvel ainda será votado pela Câmara Municipal de Londrina (CML).
A expectativa, caso haja rápida aprovação por parte da CML, é que as obras sejam concluídas em até um ano.