O Bosque de Londrina, na coração da cidade, mais uma vez é palco de polêmica. Na manhã desta sexta-feira (12), foi feita a derrubada de 17 árvores para o início da implantação do projeto de revitalização do espaço, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Em pouco espaço de tempo, a reportagem do Bonde constatou que a ação no, mínimo, instiga à discussão. Assim como encontramos pessoas favoráveis a mudança, também ouvimos críticas.
A vereadora Lenir de Assis (PT) esteve no local e coletou várias depoimentos contrários a medida da prefeitura. "Não sou contra a expansão da cidade mas é necessário que se apresente dados convincentes de que a mudança seja necessária, principalmente, quando se trata de corte de árvores, que aparentemente estão em perfeito estado. Questiono a ausência da divulgação ampliada do projeto, a não discussão do mesmo junto à comunidade, a irresponsabilidade ambiental e pela logística da mudança. Será que realmente vai desafogar o trânsito de Londrina", enfatizou.
Na opinião da vereadora, não é porque o projeto foi feito pelo Ippul que ele não precisa ser apresentado para a população e ser amplamente discutido. Na próxima sessão da Câmara de Londrina, a vereadora pretende solicitar o laudo destas árvores e o "projeto com as devidas análises que o justificam".
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
"Qualquer cidadão que corta uma árvore na cidade comete crime ambiental, não é mesmo. Estamos falando de um patrimônio histórico de Londrina, um espaço de lazer", lembra a vereadora.
Projeto Ippul
Aa obras de revitalização do Bosque Municipal começaram na semana passada com a retirada das mesas da calçada central, conhecido por zerinho.
O projeto prevê a reabertura do Bosque para o fluxo de veículos, dando continuidade a rua Piauí, entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro.
Em entrevista à Folha de Londrina, a presidente do Ippul, Regina Nabhan, afirmou na semana passada, que as calçadas do local serão reformadas e a iluminação melhorada até o final do ano.
Segundo Ippul, em pesquisa realizada com 100 pessoas, entre transeuntes e usuários, 80 concordaram com as mudanças apresentadas em desenhos conceituais.
Entre as mudanças, está previsto a transferência do playground do calçadão para o bosque, ao lado das quadras de basquete, e a Rua Piauí será ampliada no local no trecho onde ficavam as mesas. A previsão é que até o final de 2012, todo o Centro da cidade esteja revitalizado.