A 43ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina está servindo de base de lançamento para uma campanha nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Marchigiana (ABCM). A ABCM quer divulgar as vantagens do cruzamento entre a raça italiana e o gado Nelore.
Segundo a associação, o branco do Nelore com o branco do Marchigiana resulta em um excelente índice de tolerância ao calor, importante quando se trata de clima brasileiro.
A campanha vai enfocar também precocidade do produto meio sangue, seu alto rendimento de cortes cárneos e a padronização, traduzidos em rebanhos totalmente brancos.
Leia mais:
Murilo Benício grava cenas para filme sobre assalto ao Banestado em Londrina
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Além disso, a associação vai enfatizar a heterose entre as duas raças, o que reflete em excepcional ganho de peso e na diminuição da idade dos animais para abate, aumentando a liquidez e a produtividade na pecuária.
Com 274 animais de elite na Expo deste ano, a raça Marchigiana teve três dias de julgamentos. O último deles acontece nesta segunda-feira, na Pista Central. Para escolher os melhores entre os melhores estão em Londrina a dupla de juízes italianos Gianneto Guerrini e Lucio Migni.
Os dois juízes fazem parte da Associação dos Criadores Italianos de Raças de Corte - Anabic que congrega núcleos de criadores das raças Romagnola, Maremanna, Podolica, Marchigiana e Chianina - apenas as duas últimas também são criadas no Brasil.
À noite, a partir das 20 horas, a Associação dos Criadores recebe pecuaristas de todo o País para o Leilão Marchigiana, que acontece no Recinto José Garcia Molina.