Um convênio entre a Prefeitura de Londrina e a Pastoral da Criança vai permitir que famílias de baixa renda recebam informações básicas sobre cuidados com os dentes e prevenção contra as cáries. Pelo acordo firmado no 2º Congresso Mundial de Odontologia, que começou hoje (10/07) em Londrina, voluntárias da Pastoral da Criança vão receber treinamento específico com dentistas e técnicos de higiene dental da rede de saúde municipal para repassar as informações em suas comunidades.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Londrina, Domingos Alvanhan, já é oferecido atendimento curativo a crianças, adolescentes e gestantes. Mas ele reconheceu a necessidade de uma inserção maior na comunidade, para disseminar a parte educativa e preventiva do tratamento dentário. "O agente da pastoral é voluntário, pertence àquela comunidade e já tem acesso às famílias. Capacitado com noções de odontologia preventiva, vai ser um agente multiplicador das noções básicas de prevenção", explicou.
Alvanhan disse que a parceria vai incluir as 26 clínicas odontológicas urbanas e as sete da zona rural, envolvendo os 83 dentistas, 129 auxiliares de odontologia e 39 técnicos de higiene dental no treinamento das voluntárias.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
* Leia mais em reportagem de Telma Elorza na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira