Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
7 de setembro

Desfile atrai 25 mil pessoas em Londrina

Redação - Folha de Londrina
07 set 2003 às 20:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aproximadamente 25 mil pessoas assistiram, hoje de manhã, na Avenida Leste-Oeste, na área central de Londrina, o desfile em comemoração à Independência do Brasil.

A festa começou por volta das 9 horas, seguiu até às 11h30 e contou com a participação do Tiro de Guerra, do 5º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal, Polícia Civil, bandas e fanfarras de associações e escolas da cidade, além de grupos da terceira idade, capoeira, colecionadores de carros antigos e outros. Ao todo, 3.560 pessoas desfilaram, divididas em 30 grupos, segundo os organizadores.

Uma das novidades foi a presença das atletas juvenis e infantis de Ginástica Ritmica de Londrina. A equipe de GR trouxe a medalha de ouro dos jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, realizado no mês passado. As ginastas abriram o desfile e foram bastante aplaudidas. A ginasta Jeniffer Pozza, 15 anos, disse estar orgulhosa de participar e abrir o desfile.

O prefeito Nedson Micheleti (PT) destacou a importância da comemoração e o clima de festa entre os presentes. ''O país está vivendo uma fase de mudanças, de otimismo. Esse tipo de comemoração é importante para resgatar a cidadania'', comentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

O sargento reformado do Exército, Custódio Florentino de Lima, 82 anos, foi um dos ex-combatentes de guerra homenageados no desfile. ''Sinto muita emoção quando vejo nossa bandeira'', disse.

Algumas pessoas reclamavam da falta de interesse dos mais jovens e das escolas em assistir e participar da comemoração. O supervisor de segurança da Universidade Estadual de Londrina, Jovino Alves dos Montes, 50 anos, disse que há algum tempo não assistia ao desfile e percebeu a diferença entre os realizados no passado. ''É bonito a gente ver a alegria dos velhinhos desfilando, mas sinto falta dos mais jovens. Precisamos trabalhar o civismo dos jovens'', ressaltou.

A Independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1889 por Dom Pedro I. Atualmente, as escolas não são obrigadas a participar dos desfiles ou ensinar conceitos de Pátria e civismo aos alunos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo