O Governo do Paraná, através da Emater e Iapar, está participando das comemorações do Dia Mundial do Café Orgânico, neste sábado´. Um grupo de entidades ligadas a este agronegócio estará reunido no Calçadão, em frente ao Banco do Brasil, das 8h às 12h, distribuindo panfletos e oferecendo ao público cafezinhos obtidos no padrão tecnológico do Programa Café Qualidade Paraná.
A produção nacional deste café, que é produzido sem o uso de agrotóxicos, tem evoluído. De 37 mil sacas beneficiadas de 60 quilos na safra 2000/2001 para chegar a estimativa de 85 mil sacas nesta safra em colheita. No Paraná são 190 produtores rurais na atividade, cultivando 1.260 hectares, que colheram na safra passada 22.330 sacas beneficiadas.
Esta data comemorativa é uma homenagem ao importador japonês Nakamura que na safra 97/98 comprou os primeiros lotes de café orgânico do Brasil, em Machado - município mineiro, do cafeicultor Carlos Franco.
Leia mais:
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
A iniciativa de comemorar em Londrina é da Cooperativa Agroindustrial Solidária de Lerroville, Associação dos Cafeicultores da Água da Limeira e Associação dos Produtores da Água Laranja Azeda; Governo do Estado através da Seab, Emater-Paraná, Iapar, além da Secretaria Municipal da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Maytenus, Câmara do Comércio Brasil-França, IAP e UEL.
Informações da AEN