A 3ª edição do Festival Quizomba de Londrina acontecerá entre quarta-feira (6) e domingo (10), com uma programação gratuita e carregada de pluralidade, saberes e experiências que exaltam a cultura tradicional brasileira. O evento vai celebrar as raízes afro-brasileiras e dos povos originários durante o Mês da Consciência Negra.
Durante o evento, o público poderá conferir diversas oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, exibições audiovisuais e trocas de vivências.
O grande objetivo do festival é promover o intercâmbio cultural em Londrina. Luiza Braga, assessora do evento, afirmou que a programação busca estimular trocas com mestres da cultura popular do Brasil, incluindo expoentes indígenas e afro-brasileiros. “A cultura afro-brasileira e indígena é fundamental no nosso país, na nossa história e nos nossos saberes”.
Leia mais:
Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores
Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina
Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina
Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano
Nesta edição, o Quizomba mantém sua parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina). Também está alinhado ao calendário do Mês da Consciência Negra, estendendo as discussões sobre pertencimento, identidade e luta afro-brasileira para além do feriado.
PROGRAMAÇÃO COMEÇA COM FILME NO CINE TEATRO OURO VERDE
A abertura do evento traça os caminhos para as reflexões do festival, com a exibição gratuita do filme “Noite e Dia: Lima Barreto, Obra e Vida”, dirigido por Rodrigo Grota. Com início às 19h de quarta-feira (6) no Cine Teatro Ouro Verde, a exibição vai ser precedida pelo cortejo do Bake de Obá Kossô, além de contar com a presença de parte do elenco do longa exibido.
Um dos grandes destaques da semana é a presença de Fanta Konatê, cantora, bailarina, compositora e ativista cultural fundadora do Instituto África Viva. Filha do renomado Mestre Famoudou Konatê, Fanta é parte de uma família de artistas dedicados a preservar as tradições que fazem parte da história brasileira. Seu repertório reúne os melhores momentos de seus 22 anos de carreira, compartilhando com o Brasil e o mundo a magia de suas raízes. A artista estará presente em rodas de conversa, Oficinas de Percussão e Dança Africana, assim como na grande celebração de encerramento.
Contando ainda com diversos outros convidados, temáticas e programações como o Quizombinha, voltado para o público infantil, as atividades ocuparão diferentes espaços. Entre eles, estão o Cine Teatro Ouro Verde, a Sala de Eventos do CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) – localizada no Campus da UEL, a sede da Vila Cultural Alma Brasil (Rua Argentina, 693) e a DaC (Divisão de Artes Cênicas), também na UEL.
Toda a programação do Festival Quizomba é gratuita e aberta à comunidade. Para conferir todas as atividades e demais informações, basta acessar o perfil do Instagram do evento.
A realização do Festival é uma ação integrada entre o Coletivo Quizomba, a Vila Cultural Alma Brasil, a CUIA (Comissão Universidade para os Indígenas) e o NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) da UEL. O evento é fomentado pelo Programa Funarte de Apoio à Ações Continuadas.
Leia também: