Atividades de incentivo ao aleitamento materno vão marcar a Semana Mundial da Amamentação, que começa nesta quarta-feira e vai até o dia 7.
A semana, comemorada desde 1992 e idealizada pelo Unicef, terá em Londrina palestras, cursos e concursos organizados pela prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde, da Mulher e de Educação.
"É preciso investir em aleitamento. A questão não passa apenas por serviços profissionais, mas também envolve a cultura da sociedade. Estamos ainda na cultura da mamadeira", diz a enfermeira Lílian Poli, coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma), órgão ligado à Secretaria de Saúde.
Leia mais:
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Escritor londrinense disputa eleição por vaga na Academia Brasileira de Letras
O tema deste ano é "Amamentação na Era da Globalização". O objetivo da semana é, segundo a coordenadora do Calma, divulgar políticas públicas de aleitamento materno e estimular a amamentação entre as mães londrinenses.
às 19h30 de quarta-feira, no anfiteatro da Associação Odontológica de Londrina (rua Rolândia, 295), o Calma realiza a palestra "Situação da amamentação exclusiva: o papel das políticas públicas municipais" com Sônia Isoyama Venâncio, pesquisadora científica do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e doutora em Saúde Pública.
As crianças do projeto Musicando na Escola, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e desenvolvido em escolas municipais de Londrina, apresentam-se na abertura da palestra.
Na programação constam concursos de frases elaboradas por funcionários do Hospital Evangélico e de fotografias, ambos com o tema do aleitamento materno.
A frase vencedora do concurso será estampada em camisetas a serem usadas pelos profissionais do setor Materno Infantil do hospital.
Para o dia 7 de outubro, às 14 horas, na Biblioteca Virtual (jardim Franciscato, região sul), as secretarias da Mulher e de Saúde organizam a palestra com a docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Lilian Dalete.
Já nos dias 2 e 6, a Secretaria de Saúde realiza a 2ª edição do curso de manejo do aleitamento materno, destinado a profissionais das unidades de saúde e da Maternidade Municipal Lucília Ballalai. O curso tem 40 vagas.
*com informações da prefeitura de Londrina