Nesta semana, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) completa 30 dias de operação com os novos veículos Superbus, no transporte coletivo. Lançados em 24 de junho, oito novos carros foram adicionados à frota: dois articulados, de 19 metros, e seis carros convencionais, de 13,20m.
Após um mês, a CMTU calcula 2.700 viagens, no total, com mais de 93 mil usuários do transporte público atendidos pelos ônibus Superbus.
Segundo a Companhia, a linha com maior demanda de passageiros é a 803 – Vivi Xavier/Shopping Catuaí, com 31.200 clientes. "Esse resultado era esperado pela característica diametral que a linha possui, ou seja, interliga uma região à outra da cidade sem a necessidade de passar pelo Terminal Central. Neste caso, a linha é utilizada, majoritariamente, por pessoas que residem na zona Norte e trabalham ou estudam na zona Sul", explica Wilson de Jesus, gerente de transportes da CMTU.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Para a companhia, a avaliação geral dos clientes tem sido satisfatória sob vários aspectos: modelo dos carros, design diferenciado, mais conforto, ar condicionado, dentre outros quesitos. Nas próximas semanas a CMTU e as concessionárias aplicarão uma pesquisa dentro dos carros e nos terminais para quantificar e formalizar a opinião dos passageiros. A estimativa é concluir a análise até o final de agosto.
Nova linha 318
Lançada com os novos carros Superbus, a linha 318 – Av. Tiradentes/Av. Arthur Thomas, também tem apresentado bom desempenho. De acordo com a CMTU, ela é uma das mais ágeis do sistema, considerando o tráfego pelas faixas exclusivas nas avenidas Leste Oeste e Tiradentes em boa parte do percurso (7,2 km). A volta completa, com saída e retorno ao Terminal Central, dura 50 minutos.
Após um mês de operação, foram 34 viagens por dia, 884 no mês. Cerca de 680 passageiros utilizam a nova linha, diariamente, totalizando 17.550 no período de 24/06 a 24/07.
Atualmente, Londrina conta com 432 veículos do transporte coletivo, atendendo mais de 80 mil clientes por dia no perímetro urbano e também os distritos.