Técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis), do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná - Ipem, apresentaram os resultados da Operação Especial Uniformes Escolares, ocorrida na semana por fiscais do instituto. Ele verificaram uniformes escolares vendidos no Estado.
Das mais de 99 mil unidades verificadas, 7.760 eram vendidas irregularmente e os estabelecimentos foram autuados e as peças recolhidas. Os fiscais do Ipem visitaram 27 estabelecimentos comerciais em Curitiba, Guarapuava, Cascavel, Londrina e Maringá. Do total de estabelecimentos visitados, 11 foram autuados.
De acordo com o gerente da Gefis, Roberto Tamari, os produtos têxteis devem conter etiquetas com informações sobre a composição da peça. "Se não há essa etiqueta ou se está incompleta o produto está sendo comercializado irregularmente".
Leia mais:
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
ETIQUETAS
Os técnicos do Ipem alertam para que o consumidor preste atenção na hora de adquirir produtos têxteis, especialmente uniformes escolares. É preciso verificar se há etiqueta com as informações sobre a peça.
Devem constar das etiquetas a composição do tecido, nome ou razão social da empresa, além dos cuidados necessários para conservação, modo de lavar, secar e passar, e ainda indicação de tamanho ou dimensão. Todas as informações devem estar escritas em português.
Em caso de dúvidas, denúncias, sugestões ou reclamações o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo fone 0800-645-0102.