As constantes oscilações dos preços do leite pago pelas indústrias de laticínios vêm inibindo os investimentos dos produtores em novas tecnologias de produção. Com isso o setor perde eficiência, situação que compromete a competitividade de toda a cadeia produtiva. Esta situação é tema de discussão em Londrina, durante o Encontro Regional da Cadeia Produtiva do Leite, no Parque de Exposições Governador Ney Braga nesta sexta-feira.
O evento é promovido pela Emater-Pr, com a participação dos diversos setores da cadeia produtiva, que irão expor alternativas para que a comercialização do leite seja mais estável. O objetivo é promover a integração de todos os elos da cadeia produtiva.
O Paraná é o quarto produtor nacional de leite, com um rebanho em ordenha de cerca de 1,2 milhão de cabeças, que produzem quase dois bilhões de litros por ano. De acordo com os técnicos da Emater, a produtividade alcançada na propriedade e na indústria se perde na comercialização, com a freqüência de oscilações nos pagamentos que geram insegurança ao produtor.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Deverão participar do encontro cerca de 200 convidados entre produtores e representantes de órgãos publicos como Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, de entidades da iniciativa privada como Faep, Confepar, pool de produção de leite da região do ABC (Ponta Grossa), Sindicato Rural de Londrina, e representante das indústrias (Leco, Nestlé, Integrada, Cativa, Arproleite).
Informações da AEN