Londrina

Escolas recebem ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental

03 abr 2018 às 09:03

A Biblioteca Móvel Ambiental estará presente em diversas escolas municipais de Londrina no mês de abril, dando continuidade ao cronograma de 2018 do projeto. A iniciativa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) tem como finalidade levar aos cidadãos informações e conteúdos relacionados ao meio ambiente, por meio de um ônibus estruturado como biblioteca, onde são realizadas aulas e orientações monitoradas. O espaço promove atividades lúdicas utilizando livros, revistas, gibis, informativos, jogos e vídeos educativos.

Nesta terça-feira (3), a partir das 13h30, alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor Leônidas Sobrino Porto recebem a Biblioteca Móvel. A unidade fica na Rua Jequitibá, 226, no Jardim Leonor, região oeste. Outro encontro dessa semana irá ocorrer na quinta-feira (5), também às 13h30, para estudantes do 2º ano da Escola Municipal América Sabino Coimbra. O endereço é Rua Yoneko Shime, 300, Jardim Paulista, região norte.


A gerente de Educação Ambiental da Sema, Cristina Borba, disse que o projeto vem cumprindo o seu papel de conscientizar a sociedade e disseminar o conhecimento dos temas ambientais por meio do incentivo à leitura. Ela reforçou que qualquer escola da área urbana e rural de Londrina, bem como projetos e eventos, podem receber a visita da Biblioteca Móvel.


Para isso, os interessados devem entrar em contato com a gerência de Educação Ambiental da Sema e fazer os agendamentos pelo telefone 3372-4769 ou pelo e-mail educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br. Os atendimentos são feitos nas próprias escolas ou em local pré-determinado.


Sobre o projeto - A Biblioteca Móvel Ambiental é parte integrante do Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e é fruto de uma parceria firmada entre a empresa Viação Garcia e a Prefeitura de Londrina, desde o ano de 2010.


O atendimento é realizado principalmente em unidades escolares da área urbana e rural de Londrina, mas também ocorrem em outras instituições de ensino e em comunidades interessadas, além de eventos que tenham a participação da Sema. A ideia é divulgar cada vez mais o projeto, aumentando a interação com a comunidade por meio de práticas educativas voltadas às questões ambientais. As atividades duram cerca de 40 minutos.


O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, principalmente no período da tarde, entretanto, para atender às solicitações dos professores nas avaliações de anos anteriores, neste ano também estão sendo abertos atendimentos às segundas-feiras no período matutino. Os conteúdos, recursos e metodologias abordadas variam de acordo com a faixa etária e interesse do público atendido.

Próximas datas:
03/04 – E.M. Leônidas Sobrino Porto (tarde) e 22/04 pela manhã
05/04 – E.M. América Sabino
09/04 – E.M. Leonor Maestri de Held (manhã)
10/04 – E.M. Francisco Pereira
11/04 – E.M. América Sabino
12/04 – E.M. Claudio de Almeida
13/04 – E.M. Francisco Pereira
16/04 – Escola O Peixinho (manhã) e 17/04 (tarde)
16/04 – Casa do Caminho (tarde)


Continue lendo