O engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia, especialista na obra de Monteiro Lobato e escritor Léo Pires Ferreira será homenageado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Honorário de Londrina, durante sessão solene marcada para esta segunda-feira (4), às 20hs, no plenário do Legislativo. A iniciativa para a entrega da honraria partiu do vereador Professor Rony Alves (PTB), foi subscrita por mais 11 vereadores e sancionada pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) por meio da Lei Municipal nº. 11.483/2012.
Léo Pires Ferreira nasceu em Rio Grande (RS) em outubro de 1941 e formou-se em agronomia em 1966 na Escola de Agronomia Eliseu Maciel, atual Universidade Federal de Pelotas (RS). Concluiu mestrado em fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, de Piracicaba (SP) em 1974; e doutorado na mesma especialidade pela Universidade Federal de Viçosa (MG) em 1983.
Léo Pires veio para Londrina em 1975, quando da fundação do Centro Nacional de Pesquisa de Soja da Embrapa, hoje Embrapa Soja, instalada no distrito da Warta, onde trabalhou como pesquisador até a sua aposentadoria. Foi professor das disciplinas de Fitobacteriologia e Doenças da Soja na Universidade Estadual de Londrina (UEL); na Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel de Bandeirantes; na Universidade Estadual de Maringá (UEM); e na Escola Superior de Agricultura de Paraguassú Paulista (SP).
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Durante o período no qual atou nos Centros de Ciências Biológicas e de Ciências Agrárias da UEL, Léo Pires ministrou aulas nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Publicou 33 periódicos, 31 trabalhos em conjunto com a equipe da Embrapa Soja e três livros. Também é autor do primeiro capítulo do livro "Leitura Infanto-juvenil abordagens teórico-práticas", organizado por Lucinea Aparecida de Rezende e publicado pela Editora da UEL.
Estudioso da obra de Monteiro Lobato, ministrou palestras em escolas de todo o Paraná com o objetivo de divulgar a obra do autor na busca do desenvolvimento da cidadania nas crianças. Desde julho de 2001 é membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina ocupando atualmente a cadeira nº. 10, cujo patrono é Monteiro Lobato.
Para o vereador Rony Alves, proponente da honraria, a entrega do Título de Cidadão Honorário de Londrina a Léo Pires Ferreira significa a manifestação de reconhecimento da cidade ao pesquisador que divulgou o nome de Londrina para todo o país seja por meio do desenvolvimento de pesquisas na área da soja ou como grande disseminador da cultura entre as crianças. "Léo Pires é literalmente um agrônomo que semeou Monteiro Lobato. Na sua biblioteca particular estão obras do escritor editadas em outros países, que sequer a família de Lobato tinha conhecimento. É justamente esse acervo pessoal que Léo Pires tem dividido com as crianças e as escolas. Por isso, me honra ter sido o autor da proposta de homenageá-lo", afirmou Rony Alves.