Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Campanha Fique Sabendo!

Estão abertos agendamentos para testes rápidos de ISTs em Londrina

Redação Bonde com N.Com
16 nov 2021 às 14:20
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina abriu, nesta terça-feira (16), o agendamento de horários para a realização dos testes rápidos referentes a ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Os interessados em participar desta edição da Campanha Fique Sabendo devem agendar o dia e a hora exclusivamente pela internet, por meio do site da Prefeitura (clique aqui).


Devido à campanha, de segunda-feira (22) até quinta-feira (25), os interessados terão mais horários disponíveis, pois os profissionais do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho) atenderão das 7h às 18h, na Alameda Manoel Ribas, 01, segundo andar, no Centro. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para fazer o exame não é preciso estar em jejum. Basta apenas levar um documento com foto para identificação e comparecer no dia e horário agendados. Os exames levam cerca de 30 minutos e são realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados e controlados pela Anvisa/MS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde).

Leia mais:

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil


O objetivo desta edição é chamar a atenção dos homens para a realização dos exames, a fim de estimulá-los para o diagnóstico precoce das doenças, principalmente no que tange às infecções como HIV, sífilis, hepatite B e C e tuberculose. De acordo com os números de testes realizados e de casos positivados, é comum encontrar mais homens infectados, que desconheciam o quadro clínico, do que mulheres. 

Publicidade


Somente no mês de outubro, por exemplo, 136 homens realizaram os testes rápidos, em que nove positivaram para HIV/Aids e 15 para sífilis. Além deles, 65 mulheres procuraram o CTA e fizeram os exames gratuitos. Duas mulheres descobriram que estavam com o vírus do HIV, e outras quatro, com Sífilis.


Ainda segundo o CTA, de 1º de janeiro até o momento, 610 pessoas participaram das campanhas mensais. Entre elas, 21 descobriram que estavam com HIV/Aids, 54 positivaram para Sífilis e nenhuma para as hepatites virais. 


“As campanhas mensais têm ajudado a aumentar a procura pelos testes rápidos, o que é muito bom, porque, quanto antes as pessoas têm o diagnóstico, mais cedo elas começam o tratamento. Isso aumenta muito as chances de sucesso”, explicou o enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine.


Todas as pessoas que realizam os testes rápidos no CTA recebem orientações dos profissionais de saúde e um kit contendo materiais informativos, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante para as relações sexuais. Quem tiver alguma dúvida sobre o assunto pode telefonar de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, para os números (43) 3378-0146 ou 3378-0147.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade