Uma verdadeira reverência à Terra do Sol Nascente. Assim pode ser considerada a continuidade da Secretaria Municipal de Educação ao propor o concurso "O Japão que inspira", que em 2024 chega a sua 6ª edição com o tema “A participação dos japoneses na construção de Londrina” - alusiva aos 90 anos da cidade.
O projeto teve origem por meio da provocação da professora Luzia Yamashita Deliberador ao Eduardo Tominaga, na época, coordenador da Expo Japão: realizar uma parceria com as escolas, incentivando a produção de textos sobre a irmandade Brasil-Japão.
Anos mais tarde, eleito vereador, a proposta de levar a cultura japonesa e nipo-brasileira às crianças, acendeu a ideia de envolver os alunos da rede municipal. Foi aí que o projeto ganhou força e foi oficialmente integrado às atividades da rede municipal de Educação e se transformou em um concurso de redação.
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Arcebispo abençoa sinos que serão instalados no santuário de Nossa Senhora Aparecida em Londrina
Carreata da padroeira em Londrina reúne milhares de veículos com bênção no santuário da Vila Nova
Candidatos a prefeito de Londrina falam em fortalecer FEL e PPPs para o Café
Coordenado pela pesquisadora da cultura japonesa Klissia Tiba, o concurso de redação tem o apoio da Expo Japão, Acel ( Associação Cultural e Esportiva de Londrina), Prefeitura de Londrina por meio da SME (Secretaria Municipal de Educação) e Mauricio de Sousa Produções, o projeto nasceu em 2018, em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil com esse tema.
Em 2019, o tema foi Tomodachi: Amigos. Em 2020 e 2021, foi interrompido em razão da pandemia. Em 2022, Tomodachi: Laços de Amizade foi o assunto e em 2023 os alunos escreveram sobre os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil e os Laços de Amizade.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: