A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quinta-feira mais 69 casos positivos de dengue em Londrina. Com isto, sobe para 361 as ocorrências confirmadas da doença no município desde o início do ano. O número saiu de um lote de 145 exames realizados pelo Hospital Universitário (HU) até a última quarta-feira. Destes, 74 deram resultado positivo, 63 deram negativo e oito estão em aberto. Esses dados também computam exames de outras cidades sob a área de atuação da 17ª Regional de Saúde. Em todo o ano de 2002, Londrina contabilizou 436 casos de dengue.
A boa notícia do dia foi dada pela 17ª, que informou que a mulher de 32 anos (moradora da zona leste) internada desde terça-feira no hospital Evangélico não está com dengue hemorrágica. ''Os sintomas desta paciente eram muito assemelhados aos da forma mais grave da doença, mas felizmente não passou disso. Provavelmente, ela foi atingida por um vírus de grande patogenicidade, grande virulência'', explica a diretora do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Josemari de Arruda Campos.
Ela afirma que desde o início do ano outras três pessoas foram hospitalizadas na cidade com quadros clínicos semelhantes aos de infecção por dengue hemorrágica - dois em janeiro e um no começo de fevereiro. Todos foram descartados. No ano passado, Londrina registrou um caso de dengue hemorrágica, que não chegou a provocar óbito.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
''Estamos avisando que a possibilidade de um quadro de febre hemorrágica existe. Quanto há este grande número de casos confirmados, isto já era esperado, considerando-se o alto número de notificações das últimas semanas'', completou Josemari. Até ontem, a Secretaria contabilizava 1.280 notificações de suspeitas de dengue.
Os números totais contabilizados pela 17ª demonstram que a dengue também é uma preocupação nos outros 19 municípios compreendidos pela Regional. São 48 casos confirmados desde o início do ano em Cambé, contra 100 ocorrências em todo o ano passado, e 17 em Ibiporã, contra 31 em 2002. Rolândia registrou ontem suas duas primeiras confirmações, e Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso e Jaguapitã computam um caso confirmado cada.