Londrina

Faixa exclusiva da Duque em Londrina será liberada a veículos comuns nesta quinta

02 jun 2022 às 07:48

A faixa exclusiva para ônibus na avenida Duque de Caxias, área central de Londrina, vai poder ser utilizada por veículos comuns a partir desta quinta-feira (2), no período das 9h às 16h. Segundo a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), esta mudança é válida para um trecho de cerca de 1,3 km entre as avenidas Leste-Oeste e Juscelino Kubitschek (JK). Até então, carros que não integram o transporte coletivo podem utilizar o corredor especial somente das 19h às 7h.


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De acordo com o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, antes das 9h e após as 16h – horário de tráfego mais intenso – a prioridade de circulação na canaleta volta a ser dos ônibus. Dessa forma, automóveis e motocicletas poderão acessar o espaço apenas para conversões à direita.


Recentemente, o trecho que terá as alterações foi sinalizado pela CMTU. O trabalho consistiu na instalação de placas e a demarcação de novas pinturas. Houve ainda a implantação de quatro câmeras de monitoramento, que, juntamente com a atuação dos agentes de trânsito, serão responsáveis por fiscalizar a correta utilização da faixa.


Cortez lembrou que a próxima etapa de intervenções na Duque de Caxias inclui a criação de vagas de Zona Azul. A introdução do estacionamento regulamentado, que também vai funcionar das 9h às 16h, visa garantir a rotatividade dos locais de parada.


Depois de o intervalo de implementação das novidades chegar ao fim, a companhia procederá com as atividades de patrulhamento. “Vamos orientar a população por aproximadamente uma semana, para só depois começarmos a fiscalização efetiva”, pontuou.


Demanda antiga dos comerciantes da região, o compartilhamento da faixa exclusiva na via, assim como a implantação de Zona Azul, pretendem tornar a Duque de Caxias mais atrativa. “Trará mais fluidez ao trânsito e contribuirá para aumentar o movimento das lojas”, afirmou.


Em vigor desde julho de 2010, a canaleta foi uma instalafa pela prefeitura de Londrina por meio da CMTU, do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, em parceria com o Metrolon (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina).


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