A Vigilância Sanitária desinterditou três farmácias fechadas durante operação da Anvisa, há duas semanas, em Londrina. Na oportunidade, onze estabelecimentos foram lacrados por irregularidades na venda de medicamentos.
Nos locais foram encontrados remédios vencidos, falsificados e contrabandeados. Uma unidade homeopática comercializava até medicamento que prometia cura do câncer. Três empresários foram presos e mais de uma tonelada de medicamentos apreendidos.
As farmácias reabertas são Glória, Central e Gotas Verdes - Catedral da Homeopatia. Mesmo com a retomada dos negócios, os estabelecimentos respondem processos administrativos e criminais.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
"Desinterditar não quer dizer que acabou o processo. Dentro desse processo elas já levaram duas penalidades - interdição e apreensão de medicamentos irregulares", disse o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins.
Os estabelecimentos ainda podem apresentar defesa. As penalidades administrativas podem chegar a aplicação de multa de R$ 16 mil na esfera municipal. Junto a Anvisa, R$ 1,5 milhão. O prazo para apresentação de defesa vence no próximo dia 28.