Foi publicado no jornal oficial da prefeitura de Londrina desta quarta-feira (10) o decreto que cria o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Londrina (CGI-M), uma das exigências para obtenção de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O gabinete é tem como coordenador-geral o prefeito Alexandre Kireeff (PSD). O coronel Rubens Guimarães, secretário de Defesa Social, é Coordenador Executivo. Também fazem parte representantes da Câmara Municipal, autoridades do governo estadual e federal que atuam no município, e representantes de entidades da sociedade civil. Os cargos não são remunerados.
"Reunimos órgãos para discutir de forma prática e efetiva política e planos de segurança pública. Com a criação do gabinete, fica organizada a discussão e planejamento do setor. Vamos fazer bem feito, algo bem conduzido para obter recursos", afirma o coronel Guimarães.
Leia mais:
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
O gabinete prevê integração de informações dos órgãos de segurança pública, que serão analisadas para planejamento e tomada de decisões de combate à criminalidade. "Sem ter um órgão institucionalizado, era mais complicado de conseguir estas informações. A primeira reunião vai acontecer em breve. Tivemos que fazer todo o processo com calma para que ficasse bem feito. Agora com o decreto publicado, vamos acelerar e por os projetos em prática".
O decreto que criou o gabinete prevê ainda a implementação de um centro de formação e qualificação dos servidores públicos da área de segurança, incluindo tele-centros de educação a distância e organizações parceiras.