Alunos perfilados no Calçadão, hino de Londrina executado numa caixa de som e uma saudação: "Boa noite, senhor." Esse foi o 'Primeiro Impacto', atividade realizada na noite desta segunda-feira (14) pelos alunos da Guarda Municipal, no Calçadão de Londrina. Depois da solenidade, que durou pouco mais de uma hora, a maioria dos 259 soldados foi dispensada. Apenas um pelotão percorreu logradouros da região central.
A atividade chamou a atenção de quem passava pelo local. A desconfiança imperava em alguns, já que os alunos ainda não andam armados. "Não conheço o preparo deles. Para segurar ladrão de rua, sim, eles podem ajudar. Agora, se pegarem bandidos armados, aí complica", comentou o advogado Alexandre Gabardo. "Esse é uma aproximação dos alunos com a comunidade", defendeu o secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlourence.
A solenidade contou com a presença de representantes das policiais Civil e Militar, órgãos que terão a colaboração dos soldados da Guarda Municipal. "Será uma árdua tarefa para combater a criminalidade", disse o delegado adjunto da 10ª SDP, Willian Douglas Soares. "Vai melhorar a segurança na área da prevenção", resumiu o major Julio Richter, sub-comandante do 5º BPM.
Leia mais:
Árvore de natal do Lago Igapó 2 permanece fechada após chuvas em Londrina
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
Cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Londrina
Segunda-feira será de tempo instável, com chuvas em Londrina e na região
Depois de dois meses de curso e 700 horas/aula, os alunos da Guarda Municipal ganham as ruas. Eles já cumpriram 80% da parte teórica e 50% da prática. A avaliação final está marcada para o dia 30 de junho. "Eles iniciam fiscalização na prefeitura, Lago Igapó, Zerão, Calçadão, ruas da região central. Agora eles portarão arma não letal, uma tonfa (espécie de cassetete) e depois alguns usarão pistolas", explicou. Questionado se a violência tende a diminuir com os alunos nas ruas, Zanlourence foi enfático. "A própria presença vai inibir os bandidos nesses locais."
"O sonho está sendo realizado. Londrina clamava por segurança. Creio que Londrina fez a sua parte e ajudar esse elo", comemorou o prefeito Barbosa Neto (PDT), que traçou outros objetivos para o futuro, como contratação de mais gente.
A formatura dos alunos da Guarda Municipal está marcada para o dia 3 de julho.