A determinação da Prefeitura de Londrina em frear os gastos públicos alterou o modo de operação da Guarda Municipal. Desde o início da semana, as equipes suspenderam as rondas de patrulhamento ostensivo, aderindo ao sistema de ponto base de paradas. Isto é, ao invés das equipes circularem pela cidade, agora elas ficarão paradas em pontos estratégicos, deslocando-se apenas de um ponto ao outro.
De acordo com o secretário de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, a medida prevê a redução nos gastos com combustível. "Tivemos que adotar outro sistema de policiamento dada a necessidade de conter gastos, entre eles o combustível. De todo modo, embora possa haver a redução no raio de ação, é uma forma também eficaz de policiamento".
Os chamados 'pontos base' são os prédios públicos, bases da Guarda Municipal e pontos estratégicos onde há incidência maior de ocorrências. "Os policiais param por determinado tempo em um dos pontos, deslocando apenas de um ponto para o outro, sem ficar girando pela cidade. Vamos priorizar os prédios públicos", afirmou.
Leia mais:
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Quarta-feira será de tempo instável e temperatura amena em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
O novo sistema de policiamento seguirá por tempo indeterminado. O retorno para o antigo sistema dependerá da sinalização da Secretaria de Fazenda quanto à situação financeira da Prefeitura.