No decorrer da próxima semana, quatro guardas municipais que trabalham em apoio à Defesa Civil vão participar de um curso de Operador de Motosserra ministrado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema). A aula inicial será na segunda-feira (22), das 7h às 13h, na sede da Sema, na rua da Natureza, 155, Jardim Piza.
O objetivo é garantir mais agilidade ao atendimento à população em casos de tempestades e chuvas fortes com quedas de árvores. Isto porque, de acordo com o guarda municipal e membro da Comissão Municipal de Defesa Civil, Demerval Anderson, cabe à Defesa Civil auxiliar a população para que a situação de normalidade volte o mais rápido possível.
"Nós estamos próximos ao período crítico de chuvas e tempestades, que vai de outubro a março, então essa é uma ação preventiva da Secretaria de Defesa Social que é responde pela coordenação da Defesa Civil. Em dias de chuvas fortes nos quais houver quedas de árvores, os quatro guardas estarão treinados para operar a motosserra e poderão ajudar no corte das árvores. Assim, eles agilizarão o serviço e trarão normalidade a situação o mais rápido possível, beneficiando a população e toda a cidade", esclareceu Anderson.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
Os quatro guardas municipais trabalham em horários diferenciados, o que permite o atendimento 24 horas por dia. A capacitação vem para cumprir a Norma Reguladora n° 12 (NR-12), que trata sobre segurança no trabalho e máquinas e equipamentos. A NR exige pelo menos um profissional capacitado para operar a motosserra.
Ainda é responsabilidade da Sema a poda regular de árvores. Mas a partir deste treinamento, a Defesa Social, através da Defesa Civil, poderá ajudar no corte e na remoção de árvores caídas que obstruem as vias. A Sema fica responsável pelo recolhimento dessas árvores.