Idosos carentes de Londrina e outros municípios do Norte paranaense terão de operar gratuitamente da catarata.
Começa no sábado, às 7 horas, no Hospital de Olhos de Londrina-Hoftalon, mais uma etapa da Campanha Nacional de Catarata, um programa que atende gratuitamente às pessoas carentes portadoras da doença.
O programa irá atender pacientes das regiões de Londrina, Cornélio Procópio e Ivaiporã, totalizando cerca de 60 municípios.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
A campanha é desenvolvida em parceria com cardiologistas do Centro de Doenças do Coração e Laboratório Cad, que realizam os exames pré-operatórios na etapa que antecede a cirurgia. Serão cadastrados pacientes acima de 50 anos, que comparecerem em jejum e munidos de documentos pessoais (RG, CPF).
O jejum é importante para o caso de a catarata ser diagnosticada, assim, no mesmo dia, o paciente realizará exames pré-operatórios- hemograma, glicemia, cardiológico e risco cirúrgico. As cirurgias serão agendadas no prazo de uma semana. A previsão é de que pelo menos 500 pessoas compareçam nesse primeiro dia da campanha. Outras informações no Hoftalon, fone 3356-6000.
A catarata caracteriza-se pela opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão, e não melhora mesmo com o uso de óculos.
A doença pode ser congênita (rara) ou adquirida, que é a forma mais freqüente. A forma adquirida mais freqüente é a senil, que atinge pessoas com mais de 60 anos.