Londrina teve um saldo positivo de 762 novos empregos no mês de janeiro de 2008. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados hoje (dia 19), pelo gerente da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Londrina, Roberto Gonçalves.
A área que teve melhor desempenho em janeiro foi a de serviços, com saldo de 337 novas vagas; seguida pela indústria de transformação, com 324 vagas. O terceiro lugar ficou com a área de comércio, que contabilizou 57 novas contratações. Segundo Roberto Gonçalves, o saldo positivo é conseqüência da crescente economia do município de Londrina.
De acordo com Roberto Gonçalves, a cada novo emprego gerado na área de indústria de transformação, outras três novas vagas são abertas em áreas diversas. Isso ocorre, conforme ele, porque a indústria precisa ampliar sua empresa e comprar novas máquinas e equipamentos, o que envolve outros setores da economia. Além disso, à medida que o novo funcionário da indústria consome mais, o comércio tende a crescer e, por sua vez, gerar mais empregos.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
O saldo de janeiro segue tendência positiva e confirma os números de 2007, quando Londrina registrou um aumento de 5,95% na oferta de emprego em comparação a 2006. Para 2008, o gerente prevê um crescimento ainda maior, já que o município tem atraído novas empresas e muitas que já se instalaram devem ser ampliadas. Para ele, isso deve ocorrer logo no primeiro semestre.